@InProceedings{BaiãoAMRTLMLMGSSFBSSAMBMCPTOSLHPAPPRB:2020:PeAmMo,
author = "Bai{\~a}o, Cheila Fl{\'a}via de Praga and Almeida, Fabiana
Pureza de and Machado, Maria Auxiliadora and Roman, Maria Tereza
Moreira and Trovarelli, Patr{\'{\i}}cia and Louren{\c{c}}o,
Silene de Araujo Gomes and Marques, Alexandre Rodolfo and Leite,
Anna Cl{\'a}udia and Millz, Beatriz and Galhardo, Bruno Daniel
Ribeiro and Silva, Carlos Alberto Jacinto da and Santos, Celly
Kelly Neivas dos and Fernandes, Ewerton da Silva and Barros,
Fernanda Cristina and Scalambrino, Fernanda de Moraes and Silva,
Gabriela Canind{\'e} Rodrigues and Arcoverde, Gustavo Felipe
Balu{\'e} and Martins, Heloisa Tavares de Mattos and Barros,
Jocilene Dantas and Melega, Julien Cesar and Corr{\'a},
J{\'u}lio C{\'e}sar Nunes and Pereira, Karla
Concei{\c{c}}{\~a}o and Toniolo, Maria Ang{\'e}lica and
Oliveira, Maria de F{\'a}tima and Silva, Oscarina Teodora Prado
Santos and Lopes, Phelipe da Silva Campos and Henrique, Raquel and
Paiva, Renan Molina de and Avila, Roseli de Freitas and Pulice,
S{\'e}rgio Mantovani Paiva and Paz, Mariana Gutierres Arteiro da
and Raymundo, Maria Henriqueta Andrade and Branco, Evandro
Albiach",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and
{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and
{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and
{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and
{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and
{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Percep{\c{c}}{\~a}o ambiental dos moradores da Bacia do Rio
Para{\'{\i}}ba do Sul",
booktitle = "Anais...",
year = "2020",
editor = "Castro, Aline Anderson de and Giarolla, Ang{\'e}lica and
Cordeiro, Carlos Leandro de Oliveira and von Randow, Celso and
Rodriguez, Daniel Andr{\'e}s and Bezerra, Francisco Gilney Silva
and Naccarato, Kleber Pinheiro and Cardoso, Manoel Ferreira and
Gomez, Nhilce Nahomi Esquivel and Kampel, Silvana Amaral",
organization = "Simp{\'o}sio da P{\'o}s-Gradua{\c{c}}{\~a}o Em Ci{\^e}ncia do
Sistema Terrestre, 9. (SPGCST)",
publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
keywords = "Percep{\c{c}}{\~a}o ambiental, Co-produ{\c{c}}{\~a}o do
conhecimento, Para{\'{\i}}ba do Sul, Environmental perception,
co-production of knowledge, Para{\'{\i}}ba do Sul.",
abstract = "A pesquisa de percep{\c{c}}{\~a}o ambiental foi conduzida pelos
pesquisadores populares e alunos do curso Cen{\'a}rios da Bacia
Hidrogr{\'a}fica do Para{\'{\i}}ba do Sul a partir da
Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental. Seu objetivo foi identificar como
os moradores da bacia percebem quest{\~o}es ambientais nas
escalas global e local, como se veem enquanto atores nos processos
de governan{\c{c}}a, e como a crise h{\'{\i}}drica da
{\'u}ltima d{\'e}cada afetou sua rotina. Foram entrevistados 339
moradores da bacia (IC=95%; e 5% de margem de erro). Dentre os
resultados, foi identificado que os moradores t{\^e}m
dificuldades em compreender o ambiente de maneira sist{\^e}mica;
que a educa{\c{c}}{\~a}o ambiental {\'e} vista como uma
ferramenta vinculada ao ensino formal; as amea{\c{c}}as globais
que se destacaram foram relacionadas {\`a}s quest{\~o}es urbanas
(polui{\c{c}}{\~a}o urbana); e compreendem a rela{\c{c}}{\~a}o
entre as cidades e os corpos h{\'{\i}}dricos superficiais, e
identificam o rio Para{\'{\i}}ba do Sul como principal curso
h{\'{\i}}drico na regi{\~a}o. No entanto, grande parte dos
entrevistados desconhece as estruturas de gest{\~a}o
h{\'{\i}}drica. Recomenda-se, a partir dos resultados, que as
a{\c{c}}{\~o}es de educa{\c{c}}{\~a}o ambiental no
territ{\'o}rio da bacia tenham um forte direcionamento
pol{\'{\i}}tico-institucional, no sentido de mobilizar e engajar
a popula{\c{c}}{\~a}o, para que haja um reconhecimento da
popula{\c{c}}{\~a}o como protagonista e agente transformador do
seu meio. ABSTRACT: This environmental perception research was
carried out by the popular researchers and students of the course
Scenarios of watershed Paraiba do Sul from Environmental
Education. This research aimed to identify global and local
environmental perception of watershed population, their own role
at governance processes and how the water crises affects their
lives, and 339 people of watershed municipalities was interviewed
(CI = 95% with a 5 percent margin of error). The results showed
that the population don´t understand the systemic approach of
environmental system; that they see the environmental education as
a tool linked to a formal education; and the most cited
environmental threats was related to urban issues, especially
urban pollution. Respondents showed to understand the relationship
between cities and water resources, however they didn´t know about
the watershed committees. This study recommends that environmental
education with political-institutional approach it is important to
mobilize and engage the population, so that they can recognize
themselves as protagonists and as transforming agents in their
environment.",
conference-location = "S{\~A}O JOS{\'E} DOS CAMPOS",
conference-year = "8-11 dez. 2020",
isbn = "978-65-00-12958-8",
language = "pt",
organisation = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
ibi = "8JMKD3MGPDW34P/43U8Q5E",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGPDW34P/43U8Q5E",
targetfile = "SPGCST028.pdf",
type = "Ci{\^e}ncia do Sistema Terrestre",
urlaccessdate = "11 maio 2024"
}